Que tal desenvolver sua autoconsciência emocional?

January 31, 2018

 

A chamada autoconsciência emocional é o principal fundamento da Inteligência Emocional, pois um indivíduo que conhece as próprias emoções demonstra maior capacidade para compreender como pode mudar e ter melhores resultados consigo em suas ações. Grande parte das pessoas considera saber realmente como é e como os outros a veem, mas na realidade sempre há algo que pode surpreender. Ter a capacidade de ler a si mesmo, cada de vez de forma mais profunda, faz toda a diferença no cotidiano e na forma de se relacionar com o outro e com o mundo.

 

Analise o comportamento

 

Para saber como as suas emoções afetam sua vida pessoal e profissional é preciso conhecê-las bem. Você só saberá como se sente em cada situação a partir da análise do seu comportamento em cada uma delas. Preste mais atenção no que tira você do eixo, do seu centro, da posição de tranquilidade e no que te faz sentir bem consigo.

Em seguida, analise racionalmente, através dos fatos, de que maneira as atitudes que você tomou em cada momento influenciaram nos resultados. Que atitudes foram assertivas? Quais poderiam ter sido diferentes para obter uma resposta mais positiva? A partir dessa avaliação você poderá mudar atitudes e sentimentos que têm sido prejudiciais, ainda mais se você os vê de forma repetitiva em suas reações.

 

Controle as emoções impulsivas

 

Agir pelo impulso é sempre problemático. Não pensar antes de tomar uma atitude pode fazer com que você faça algo que irá se arrepender. Se você já percebeu que entra em situações difíceis porque não pensa direito antes de tomar decisões, estabeleça o controle das suas emoções. Não responda a algo no impulso, dê a si mesmo um tempo para pensar e avaliar cada questão com inteligência e sensatez. Você perceberá que, com treinamento e autocontrole emocional, será muito mais fácil identificar qual o caminho certo e qual caminho não seguir.

 

Pratique a empatia

 

Uma forma interessante de desenvolver autoconsciência emocional é aprender a se colocar no lugar do outro. Devemos estar atentos não somente às nossas próprias emoções, mas também aos sentimentos que movem as ações daqueles que nos cercam. Observar é uma maneira de aprender mais sobre inteligência emocional, além de fortalecer nossa capacidade de adaptação a diferentes cenários.

A autoconsciência emocional é uma ferramenta importante que pode ser desenvolvida com foco e comprometimento. Pense nisso e conte com a MOV para te auxiliar neste processo.

 

Aline Machado Bordin é coach na Mov

 

Fale com a coach

Saiba mais sobre coaching

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

December 18, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

MOV Soluções e Desenvolvimento Empresarial

47 3268.5388 | 3264.9741 | 99281.4463

  • LinkedIn MOV
  • Instagram MOV
  • Facebook MOV