O lugar de onde se olha é você que escolhe

 

Quanto mais olhamos para dentro, mais descobrimos sobre nós mesmos. Essa jornada dói, em grande parte das vezes, mas ela pode ser mais suave. O autoconhecimento é uma viagem que pode nos levar por caminhos obscuros, mas que tenderá a trazer à luz muita beleza, nos surpreendendo e nos fortalecendo para a vida.

 

O primeiro passo para enfrentar essa viagem com mais suavidade é aceitar que precisamos mudar para ser quem somos, mas deixar de ser quem não somos é nossa maior autodescoberta. Parece confuso e paradoxo, mas a verdade é que resgatar nossa essência, sem descartar tudo o que vivemos até aqui, mas, sim, ressignificando o que não nos agradou, exige cuidado, carinho e persistência.  

 

O segundo passo é compreender que precisamos curtir o caminho, com todas as suas pedras, flores e espinhos. E não estamos sozinhos nesta caminhada. As relações que construímos geram um impacto que nos ajuda a crescer. O processo de autoconhecimento nos empodera para lidar com o outro e compreender o lugar aonde ele está. Nos auxilia no exercício da empatia e do respeito mútuo.

 

E quando olhamos para o outro com atenção e escuta ativa, evitando julgamentos e rótulos, evoluímos. Ver a partir do outro nos mostra novas perspectivas que podem mudar nosso prisma sobre nós mesmos. Pode nos deixar menos engessados e mais livres de padrões limitantes que prejudicam nossa caminhada.

 

Assumir as rédeas da própria jornada fica mais fácil quando deixamos de lado as imposições e ideias pré-concebidas. É certo que temos nossas responsabilidades e devemos assumi-las, mas pode ser através da amorosidade e do respeito.

 

A grande verdade é que o lugar de onde se olha é você que escolhe, portanto, se a visão não está agradando, se há um desconforto, um nó no peito ou na garganta, algo precisa mudar. Atreva-se a mudar. Pare de acionar botões indesejados em si e no outro. Escolha ser quem você é e redefina sua vida e relações, com amor e consciência.

 

Fica a reflexão!

 

→ Quero apoio para desenvolver meu autoconhecimento: Clique aqui

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags