Análise Transacional em Balneário Camboriú

Você já se pegou pensando sobre o porquê da dificuldade em alguns relacionamentos, ou sobre o motivo pelo qual as coisas não andam como você espera nos campos pessoal ou profissional? Ou pensando no quanto flui sua comunicação e relacionamentos quando os estímulos do ambiente são favoráveis para você “mostrar o seu melhor”?
A Análise Transacional – AT, fornece elementos (conceitos) para compreensão de tais situações relacionais, dentre tantas outras próprias do relacionamento interpessoal e da comunicação.
Em seus princípios está a crença de que toda pessoa pode aprender a confiar em si, a pensar por si, a tomar as próprias decisões, a sentir e compartilhar suas emoções, pois todo indivíduo nasce com esse potencial dentro de si.
A MOV, em parceria com a Zoeh Desenvolvimento de Pessoas, trouxe novamente a Balneário Camboriú o Curso de Introdução à Análise Transacional - AT 101. O objetivo da parceria é oferecer à região acesso a esta abordagem que possibilita a ampliação do autoconhecimento e estimula o empoderamento e a autonomia.
Para aqueles que desejam aprofundar o conhecimento e seguir no processo de aprimoramento profissional, o próximo passo é participar do Programa de Formação em AT. Esse programa, chamado AT 202, capacita o profissional para aplicar a teoria à sua área de atuação.
Gestores, profissionais de RH, coaches, facilitadores de grupos, consultores e profissionais de áreas afins, poderão se beneficiar dessa potente abordagem e ampliar a compreensão do comportamento humano nas organizações e grupos, qualificando-se a fazer intervenções produtivas e adequadas no seu papel profissional.
De acordo com Ercilia Silva, psicóloga, especialista em Análise Transacional, membro didata organizacional em formação e membro certificado clínico da UNAT Brasil, a Análise Transacional possui uma consistente base teórica e metodologia que contribui para lidar com processos de mudança e transformação. Com uma linguagem objetiva, facilita o entendimento
“Podemos considerar a AT, além de uma teoria sobre o comportamento humano individual, interpessoal e grupal, como uma filosofia de vida, baseada no respeito mútuo, na busca constante por desenvolvimento, na maximização de nossas potencialidades”, explica.
Aplicação
Aplicável nas áreas organizacional (na gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento, coaching, liderança, comunicação, gestão de mudanças, conflitos, etc), na psicoterapia individual e em grupo, na área educacional, saúde, entre outras, a AT está em constante evolução, no aprofundamento teórico e em suas metodologias de aplicação. Criada por Eric Berne há algumas décadas, segue em expansão pelo mundo.
“A AT nos abre um campo de possibilidades de escolha que nos permite potencializarmos nossa caminhada com mais confiança, consciência e espontaneidade”, resume Kellin Chiquelero Machado, psicóloga e diretora da MOV. De acordo com Kellin, a próxima turma de AT 101 será aberta em agosto e a turma de AT 202 (formação) já está agendada para outubro.
O que dizem alguns dos participantes do Curso AT 101:
- Danielle Fuchs, empresária de Marketing em Balneário Camboriú (BC):
“A AT é uma abordagem completa que nos mostra com simplicidade como e onde agir para evoluirmos como pessoas e profissionais. Ela sugere que tratemos com mais amorosidade nossas fraquezas, mas aponta formas de superá-las.”
- Liliani Bento, empresária de Comunicação em Blumenau:
"Gostei muito do curso. Acredito que ele nos ajuda no autoconhecimento e também a lidar melhor com os outros. Melhor ainda se tivéssemos um espaço maior para darmos exemplos que pudessem ser analisados pela facilitadora dentro do que está sendo aprendido. Mas, é muito válido fazer o curso."
- Maria Estela Schaab, advogada e apresentadora do Canal Permita-se (BC):
“A Análise Transacional é uma oportunidade de entender determinadas formas de agir e passar ferramentas para entender e melhorar esses comportamentos”.
- Adriel Nóbrega de Souza, estudante de Odontologia (BC):
“O AT 101 foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal, para eu me conhecer melhor e conhecer o pensamento dos outros, o que vai favorecer minhas relações. Sempre na minha via procuro fatos, e aqui no AT 101 encontrei”.
→ Saiba mais: kellin@movrh.com.br ou (47) 9 9102-3054 ou 3268-5386
#análisetransacional #unatbrasil #zoehdesenvolvimento #desenvolvimentohumano #autoconhecimento #mov2019