Sua empresa pode fazer caixa com gestão de custos e inovação


Mais uma vez, o Brasil passa por um momento de recessão e a primeira coisa que vem à cabeça dos empresários é derrubar os preços para fazer caixa e driblar a concorrência. Num primeiro momento, parece uma ótima estratégia, mas será que sua empresa tem margem para isso? O fato de o empreendimento ao lado ter reduzido os preços não significa que você pode fazer o mesmo.


Precificação é uma política que exige responsabilidade, equilíbrio e controle. Há muitas vertentes a serem analisadas antes de tomar qualquer decisão. Quando nos atemos apenas ao mercado, avaliando a concorrência e o cenário econômico, corremos o risco de incorrer em um erro fatal que pode nos levar a um prejuízo irrecuperável.


Olhar para fora na hora de formular preços é fundamental, mas é ainda mais importante olhar para dentro com profundidade. É preciso esmiuçar os custos, fazendo levantamento de despesas fixas e variáveis, de comissões, aluguéis, alíquotas de imposto, frete, taxas do cartão, despesas financeiras, além dos custos do produto em si.


Quando falamos em serviços, a lógica se repete. É vital aprofundar a análise do custo com mão de obra, tempo, depreciação de equipamentos, comissões, entre outros. Também é essencial fazer uma ficha detalhada de procedimento do serviço.


Além da gestão de custos, nestes momentos é muito importante intensificar as negociações com fornecedores e até com clientes, lembrando, sempre, que a relação deve ser de ganha-ganha.


Com tudo isso seu preço ainda está acima da concorrência? Neste caso, uma boa forma de se manter competitivo é agregar valor ao produto ou serviço. Entregue mais do que seu concorrente. Surpreenda. Inove. A crise vai passar e você precisa sobreviver, mas sem perder a qualidade e identidade.

#gestãodecustos #consultoriafinanceira #inovação #resultado #gestão #empresas #mov2019

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.

MOV Soluções e Desenvolvimento Empresarial

47 3268.5388 | 3264.9741 | 99281.4463

  • LinkedIn MOV
  • Instagram MOV
  • Facebook MOV