Sua empresa pode fazer caixa com gestão de custos e inovação

Mais uma vez, o Brasil passa por um momento de recessão e a primeira coisa que vem à cabeça dos empresários é derrubar os preços para fazer caixa e driblar a concorrência. Num primeiro momento, parece uma ótima estratégia, mas será que sua empresa tem margem para isso? O fato de o empreendimento ao lado ter reduzido os preços não significa que você pode fazer o mesmo.
Precificação é uma política que exige responsabilidade, equilíbrio e controle. Há muitas vertentes a serem analisadas antes de tomar qualquer decisão. Quando nos atemos apenas ao mercado, avaliando a concorrência e o cenário econômico, corremos o risco de incorrer em um erro fatal que pode nos levar a um prejuízo irrecuperável.
Olhar para fora na hora de formular preços é fundamental, mas é ainda mais importante olhar para dentro com profundidade. É preciso esmiuçar os custos, fazendo levantamento de despesas fixas e variáveis, de comissões, aluguéis, alíquotas de imposto, frete, taxas do cartão, despesas financeiras, além dos custos do produto em si.
Quando falamos em serviços, a lógica se repete. É vital aprofundar a análise do custo com mão de obra, tempo, depreciação de equipamentos, comissões, entre outros. Também é essencial fazer uma ficha detalhada de procedimento do serviço.
Além da gestão de custos, nestes momentos é muito importante intensificar as negociações com fornecedores e até com clientes, lembrando, sempre, que a relação deve ser de ganha-ganha.
Com tudo isso seu preço ainda está acima da concorrência? Neste caso, uma boa forma de se manter competitivo é agregar valor ao produto ou serviço. Entregue mais do que seu concorrente. Surpreenda. Inove. A crise vai passar e você precisa sobreviver, mas sem perder a qualidade e identidade.
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