O papel do RH no entendimento da Dinâmica dos Grupos

July 15, 2019

 

Os grupos fazem parte da vida do ser humano, uma vez sendo gregário, nós temos por característica viver em grupos, podendo citar diversos exemplos, como: família, escola, vizinhos, amigos e de trabalho. Diante dos anos na observação da composição dos grupos é possível entender que estar agrupado tornou fator de sobrevivência em algumas eras e atualmente torna-se fator de desenvolvimento.

 

Quando falamos dos grupos nas organizações constata-se que nunca vivemos uma dinâmica igual na história em referência ao singular encontro de gerações. Também os avanços tecnológicos nos colocam em um momento único e diante destas particularidades do momento o papel do profissional de Recursos Humanos é de fundamental importância nas organizações, pois ele pode ser o responsável por entender esses grupos e conseguir guia-los.

 

Os grupos possuem suas próprias dinâmicas, cada membro, cada história, cada momento o torna único e dentro dessa singularidade o profissional que dominar o papel de entender esses grupos poderá participar de grandes transformações nas empresas.

 

O contexto atual é como fazer com as pessoas de diferentes  gerações tirem o melhor proveito da convivência e da troca de experiências dentro das empresas? Como esse encontro pode ser potencialmente transformador para as novas gerações e para o futuro das organizações? Para responder a essas questões é importante que os profissionais de Recursos Humanos conheçam a abordagem da dinâmica dos grupos e por isso a formação da SBDG nunca foi tão atual e necessária para os profissionais. Porque estar ciente de como os grupos se formam e como é possível intervir nesse processo de forma positiva é uma vantagem competitiva diante das necessidades de interação entre os indivíduos e toda essa bagagem faz parte da formação e certamente é um marco na trajetória profissional dos participantes.

 

Se você quer fazer parte desse grupo de profissionais entre em contato conosco pelo link http://bit.ly/formaçãoSBDG,  além da formação também temos diversos eventos que contemplam a abordagem da dinâmica dos grupos.

 

 

Referência: SANT’ANNA, Carmem Maria. Aprendizagem em grupo – desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais. Blog SBDG. Porto Alegre.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags