3 Motivos para que os Pequenos Empresários invistam em formatar boas práticas de gestão, focado em


Mulher a esquerda, balão com frase e logo MOV parte superior, fundo branco


No ano de 2017 os pequenos negócios eram estimados em 17,5 milhões no Brasil, segundo Sebrae (2017), sendo que o setor do comércio respondia por 42,2% e serviços por 36,6% desse total. Dados do próprio Sebrae (2016) apontava no ano de 2012 um índice de fechamento de 24%, nos primeiros dois anos nas empresas Catarinenses. Alguns motivos fazem essa realidade perpetuar e, um deles, que se destaca são as práticas de gestão. Percebe-se uma certa miopia no mercado, onde se acredita que gestão, processos, estrutura e desenvolvimento está vinculado apenas as empresas de maior porte ou multinacionais. Mas se pode olhar para o pequeno negócio, porque de pequeno acaba tendo somente o nome, e traçar metas, ter propósito e desenvolver uma estrutura que possa se engajar no desenvolvimento e crescimento de cada um que faz parte, fazendo com que a empresa em si consiga ampliar seu know how e suas oportunidades no mercado. Neste artigo são citados 3 motivos para que os pequenos empresários invistam em formatar boas práticas de gestão, focado em pessoas.


Os níveis de serviço são os diferenciais competitivos de pequenas empresas


Quando se comparada com o poder de compra de grandes corporações as pequenas empresas tem seu poder de barganha diminuído e algumas vezes não conseguem competir com preço ou forma de pagamento. Mas há situações que mantém os clientes pela forma de atendimento, pela qualidade dos serviços prestados ou pela afinidade com as pessoas que prestam os serviços. Ou seja, quando falamos de serviços, falamos de pessoas e só aí já temos um ótimo motivo para investir na gestão de pessoas, como o desenvolvimento e treinamento, por exemplo.


O empresário que leva a empresa nas costas limita seu crescimento


Diversos dos pequenos empresários se mantém pequeno pelo fato de ter dificuldade em dividir seus planos com a equipe, de não formatar e aplicar aos outros suas práticas de gestão, de ter um plano estratégico não visível a todos e/ou não estruturar e comunicar de forma clara cargos e responsabilidades. Ter uma visão estratégica ajuda a equipe a se manter engajada e motivada, pois dessa forma as pessoas entendem que fazem parte dessa história e com isso o empenho se torna profundo e sensível a realidade da empresa e de si próprio. Quando o empresário não consegue deixar funções operacionais, o custo disso é maior que o valor investimento nas pessoas, pois quem deveria estar olhando para a empresa com uma visão estratégica acaba acumulando funções delegáveis e perdendo possibilidades de negócios.


O cliente sabe quando as pessoas não trabalham satisfeitas


Quem já entrou em uma loja ou escritório e sentiu aquele “climão” no ar ou então aquele atendimento pesado que não flui. Ninguém gosta de sentir isso, as pessoas que trabalham na empresa também não. A gestão de pessoas trabalha com a comunicação interna, evitando desentendimentos. Também trabalha para manter um bom clima organizacional, reduzindo o custo de turnover , por exemplo. Para manter uma performance adequada no seu nível de serviço é crucial ter um bom ambiente de trabalho, ter pessoas pensando nas pessoas e o cliente sente isso e valoriza, pois quer ser bem atendido.


->->Mas como fazer uma gestão de pessoas em pequenas empresas?

O que para muitos empresários parece inviável, quando pensamos em terceirização torna-se um investimento possível. Isso mesmo, nossa proposta é você investir na gestão do seu pessoal através da nossa consultoria especializada. Sabe por que tornamos isso possível? Nossos serviços são feitos sob medida para cada empresa e você ainda pode escolher que serviço irá investir primeiro, de forma modular. Esse é um investimento que você sente a diferença no dia a dia, naquele sorriso, no olhar motivado brilhante, no número menor de reclamações e consequentemente na maior satisfação dos seus clientes. Trabalhar a gestão de pessoas é também trabalhar de forma estratégica para o crescimento.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.