3 Motivos para Investir em Educação Financeira para sua Equipe

October 14, 2019

 

Você sabia que é possível trabalhar a consciência financeira com a sua equipe? Trabalhar o hábito do equilíbrio financeiro e a geração de riqueza pode ser introduzido pela empresa e levado aos seus colaboradores. Quando observo que dentro da equipe existem pessoas com diferentes hábitos de vida e profissões se pode perceber que a consciência financeira dentro dessa equipe pode fazer grande diferença no cotidiano de convivência, seja entre os pares, líderes e a própria empresa. Vou destacar alguns pontos nessa relação que podem fazer a diferença:

 

 

 

 

1 – Investir em Educação Financeira traz maior consciência do valor de cada um dentro da equipe- quando diversos perfis de profissionais trabalham em conjunto, saber a importância de cada um e o valor do próprio trabalho, evita a comparação e contribui para a performance da equipe, também possibilita que negociações sobre a remuneração sejam analisadas de forma coerente com a contribuição do profissional para o resultado da equipe e da empresa.

 

2- Investir na Educação Financeira contribui para trabalhar uma consciência de remuneração justa e satisfatória para ambos os lados na relação de trabalho – Dados de 2017 divulgados pela jornalista Thais Herédia, apud Instituto Locomotiva, aponta que 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos com o trabalho. As possibilidades de trabalhar com a educação financeira inclui a construção de uma cadeia de valores pessoais, ou seja, trabalha o propósito pessoal. A partir dessa definição é possível trabalhar os pilares da ciência da riqueza, segundo Roberto Navaro,  com a construção da segurança financeira (mínimo para uma vida confortável), a independência financeira (onde conseguimos ter investimentos que gerem rendimentos, independente do nosso trabalho) e por fim a liberdade financeira (ter o dinheiro e autonomia financeira para realizar os sonhos).

Trabalhar esses pontos com sua equipe traz a consciência de que o valor do meu trabalho depende apenas da minha responsabilidade e disponibilidade para gerar meus ganhos. É possível também trazer a compreensão de ganho principal, renda extra e renda passiva e também e não menos importante a compreensão dos gastos pessoais e familiares.

 

3- Trabalhar a educação financeira no grupo contribui para maior engajamento na criação de novos hábitos financeiros – ser educado financeiramente significa mudar de forma racional, quando recebemos o conhecimento; de forma emocional, quando percebemos as emoções diante do dinheiro e também nossa bagagem de crenças. Quando o indivíduo entende essas questões está dando o primeiro passo em sua mudança de hábitos.  E no dia a dia são construídos os hábitos saudáveis de ganhos, consumo e investimentos. Quando esses pontos são trabalhados em grupo, todos com objetivos definidos, a possibilidade de desvios é menor  do que quando trabalhada por apenas um dos membros da equipe.

 

Com os pontos destacados convido você para conhecer como é possível iniciar o trabalho de educação financeira com sua equipe. A partir de uma Palestra inicial é possível levar diversos pontos para contribuir positivamente para que a educação financeira possa ser introduzida na equipe e com o trabalho de Coaching Financeiro pode-se trabalhar os paradigmas pessoais mais complexos de forma individual, com isso trazer mais consciência como um todo para equipe de forma mais leve respeitando a individualidade e perfil de cada membro da equipe.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

December 18, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

MOV Soluções e Desenvolvimento Empresarial

47 3268.5388 | 3264.9741 | 99281.4463

  • LinkedIn MOV
  • Instagram MOV
  • Facebook MOV